Indymedia Italia


Indirizzo mittente:
Indirizzo destinatario:
Oggetto:
Breve commento per introdurre l'articolo nella mail:


http://italy.indymedia.org/news/2005/06/818971.php Invia anche i commenti.

[PT] Comunicado #2 Autistici/Inventati
by g Friday, Jun. 24, 2005 at 6:56 AM mail:

Descrição dos fatos

Descrevemos os fatos:
Os serviços de criptografia (que garantem a confidencialidade dos dados dos e-mails, por exemplo) oferecidos por Autistici/Inventati, alojados na webfarm de Aruba, foram postos sob controle no 15/06/2004. Nós o soubemos no dia 21/06/05. Um ano depois.
Nesse dia, faz um ano, os investigadores, ou seja a Policia Postal, na investigacão que levou à suspensão de uma conta de email (croceneraanarchica-at-inventati.org), com a colaboração do pessoal de Aruba, desligaram, sem nenhum tipo de advertência ou comunicação nosso servidor e copiaram as chaves necessárias para ter acesso, potencialmente, a todo o conteúdo do disco(HD), incluindo os dados privados de todos nossos usuários.
Quando nos demos conta que o servidor não estava acessível ligamos repetidamente a Aruba pedindo explicações sobre a queda. Inventaram-se problemas técnicos falsos decidindo sem demasiados problemas que seus clientes, suas claúsulas contratuais, os direitos dos usuários de um provedor não valem nem sequer o preço de uma chamada de telefone para advertir aos proprietários do servidor. Um lugar onde conta mais o engano e a ausência de respeito dos direitos civis mais básicos.

Nossa presença e a de nossos representantes legais durante a intervenção teriam permitido que tivéssemos procedido à migração de dados sem violar a privacidade de todos os usuários que utilizam nosso serviço de criptografia. Assim podiamos, e deviamos, advertir-lhes há tempo.

Sempre tínhamos suspeitado que um negócio com um nome auto-explicativo, com a direção da web em Via Sergio Ramelli (um muito estimado mártir fascista como se lhe pode ouvir dizer a Paolo Landi, do pessoal que aloja o site) não fosse digna de confiança, tanto desde um ponto de vista pessoal como técnico.

O péssimo serviço oferecido nos tinha acostumado, tristemente, a ouvir desculpas dificilmente acreditáveis, em relação aos numerosos problemas técnicos que tivemos com o serviço.

Sobretudo, em junho de 2004 não tínhamos alternativa. O servidor devia encontrar um alojamento e nenhum dos lugares que tínhamos encontrado dava maiores garantias para garantir o respeito à privacidade dos próprios clientes e nem do simples respeito das obrigações contratuais. Confiamo-nos em Aruba e nos equivocamos.

O que sucedeu é para nós muito grave e não queremos esconder-nos dentro de difíceis planos de revanche. Será uma batalha dura que combateremos em todas as frentes possíveis incluído a legal.

Nossa paranóia cotidiana na gestão de dados pessoais de defender os dados de todos nossos usuários não foi suficiente por falta de recursos e quiçá também pelo sentido de inconsciencia e injustificada confiança na legislação que regula o direito à privacidade.

Deixamos de utilziar o serviço de criptografia por não ser demasiado seguro e em breve interromperemos o serviço de email. O reativaremos em muito pouco tempo depois de ter selecionado outro provedor, um segundo servidor bonificado.

Mas isto não será suficiente. É evidente que ante um investimento cada vez maior de pessoal e meios dedicados à violação sistemática da privacidade dos usuários, quaisquer que sejam, é necessário repensar o sentido e a estratégia de um projeto como o nosso.

Conscientes da situação de debilidade na qual nos encontramos (tristemente confirmada no pior palco teórico possível) estamos trabalhando há um ano na reconstrução de toda nossa infra-estrutura adequando no possível o nível de atenção necessária para uma defesa mínima da privacidade dos usuários. Esperamos que em breve, para finais de verão, possamos abordar os detalhes técnicos que esperamos sirvam para dar uma dimensão do esforço necessário para a construção de uma infra-estrutura mínima necessária para garantir as coisas que, em teoria, deveriam ser direitos civis. Para aqueles que se lhes possa aplicar estas expressões.

No entanto, é necessário que todos entendam profundamente uma coisa: não é possível delegar a gestão da privacidade a ninguém. Não existe nenhuma estrutura política nem nenhum elemento tecnológico que possa garantir com certeza tua privacidade.

Convidamos a todos, uma vez mais, a utilizar em primeira pessoa, sem confiar-se cegamente nos outros, os instrumentos de criptografia forte (gpg por exemplo) tanto para o email como para salvar os dados de seu próprio disco rígio(HD). O senso comum se ocupará do resto.


22 de junho de 2005. Collettivo Autistici/Inventati

versione stampabile | invia ad un amico | aggiungi un commento | apri un dibattito sul forum

©opyright :: Independent Media Center .
Tutti i materiali presenti sul sito sono distribuiti sotto Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.0.
All content is under Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.0 .
.: Disclaimer :.